DICAS VALIOSAS PARA VOCÊ NÃO TER SURPRESAS COM O ÓLEO DO SEU CARRO

O óleo lubrificante do motor do seu carro é fundamental, já que possui várias funções além de simplesmente lubrificar, como o famoso “óleo do motor” é conhecido entre os milhões de motoristas do Brasil. Vamos a algumas importantes dicas, mas primeiro vamos falar das funções do óleo lubrificante do motor.

A principal e mais conhecida função, é a capacidade lubrificar os componentes mecânicos móveis no motor, para que exista um “filme” de lubrificante entre as partes metálicas que estão em contato durante seu funcionamento, reduzindo o desgaste e mantendo a vida útil do motor. Outra função é o arrefecimento, ou seja, o óleo lubrificante também auxilia na troca de calor do motor, já que o óleo é forçado a passar por vários pontos quentes do motor, e ao passar por esses componentes o óleo tira calor que depois será dissipado no reservatório de óleo, o cárter do motor. E outra função é a proteção, isso mesmo, o óleo do motor tem um pacote de proteção, limpeza interna, antiespumante, dispersante, entre outros, que protegem as partes metálicas contra corrosão, faz a limpeza, dispersa a sujeira, e protege as partes plásticas contra o ressecamento.

Agora que já sabemos as principais funções, vamos a algumas dicas:

1)  Óleo correto para o seu carro é o óleo indicado para seu carro – essa frase parece repetitiva, mas é a mais pura realidade para uma aplicação correta do óleo lubrificante, ou seja, seguir o que a montadora de seu carro recomenda, informações que constam no manual do proprietário ou no site da montadora.

2)  Durabilidade em meses – O óleo lubrificante em sua embalagem lacrada, possui data de validade . Agora, esse mesmo óleo, aplicado no motor do seu carro tem validade tanto em quilometragem, quanto em meses! Isso ocorre devido ao contato com o oxigênio e com resíduos de queima de combustível que dentro do motor, teremos essa contaminação. De acordo com a qualidade e recomendação, teremos de seis a doze meses esse período de vida útil do óleo lubrificante no motor, mas lembre-se, sempre siga as recomendações de troca que são indicadas no manual do veículo.

3)  Como verificar o nível – parece simples medir o nível de óleo do motor, mas há dicas importantes a serem seguidas, primeiro o veículo deve estar em local plano, motor aquecido mas desligado por pelo menos 5 minutos, para que todo óleo aquecido, esteja na parte baixa, em seu reservatório, o cárter do motor. Abrir o capô do veículo, colocar a haste de segurança do capô, puxar a vareta de nível do óleo (esta informação consta no manual do proprietário) e com um pano limpo que não solte fiapos, ou um papel toalha, limpar a ponta da vareta, colocar novamente em seu guia no motor, aguardar 5 segundos e puxe novamente, observando a marcação de óleo entre as marcas MIN (mínimo) e MAX (máximo).

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira Outros Artigos

Confira

Você sabe como funcionam os sensores de temperatura do seu carro?

Manter a boa temperatura do motor e outros componentes mecânicos é primordial para evitar gastos…