PLANEJAMENTO, ANÁLISE E VIABILIDADE PARA MONTAR UMA TROCA DE ÓLEO

Uma Troca de Óleo, chamada no Brasil de Super Troca, pode ser um bom negócio, se bem planejado. Este canal de vendas representa 12% do volume total de lubrificantes automotivos para veículos leves, ou seja, carros, vans, pick-ups e SUVs.

O primeiro passo é elaborar um Plano de Negócio, para estabelecer metas de Investimento Inicial, Capital de Giro, prazo para inauguração, prazo de retorno sobre o investimento, rentabilidade, ponto comercial, público-alvo, serviços oferecidos, volume e tipo de estoque, marcas de lubrificantes, produtos agregados, número de elevadores, entre várias outras questões. Estes detalhes são muito importantes, pois vão lhe dar um norte quando decidir colocar essa ideia em prática.

Uma empresa séria que pode fornecer as orientações básicas necessárias para minimizar os riscos é o Sebrae, mas temos a seguir os pontos básicos para abrir este tipo de negócio. Faça uma Pesquisa de Mercado preliminar para conhecer melhor esse segmento de Super Troca. Veja a quantidade de Super Trocas já existentes no bairro onde pretende abrir o negócio. Converse com donos de veículos, novidades do setor, informe-se sobre o que os concorrentes estão e não estão oferecendo.

Investimento Inicial de uma Super Troca

Definiremos o Investimento Inicial para abrir uma Super Troca, considerando desde as instalações físicas, até os recursos humanos qualificados para execução dos serviços com qualidade.

Veja os principais pontos de um Plano de Negócios para o Investimento Inicial de uma Super Troca de Óleo, sem incluir o custo com os funcionários:

Descrição dos Itens

R$   8.200,00 = Reforma Física e Fachada                          

R$   1.800,00 = Abertura Legal da empresa                          

R$   1.500,00 = Divulgação e Marketing                              

R$   4.700,00 = Mobiliário, recepção e administrativo

R$ 14.500,00 = Equipamentos e Ferramentas

R$   3.900,00 = Materiais de Escritório e Informática  

R$   5.800,00 = Materiais de Consumo 

TOTAL GERAL = R$ 40.400,00

Fonte: Sebrae

Dentro destes itens relacionados estão prateleiras, armários, bomba de óleo, elevador e diversas ferramentas necessárias para operacionalizar uma Super Troca.

Dependendo da sua estratégia no Plano de Negócios, o investimento poderá ser maior no espaço onde seus clientes ficarão aguardando o serviço, como sofás, TV, água, café expresso, ar condicionado e uma prateleira com frascos de óleo lubrificante.  Portanto, estima-se um investimento inicial entre 40 e 80 mil reais.

Investimento em Capital de Giro de uma Super Troca

Não devemos esquecer de calcular o Capital de Giro necessário para se manter vivo nos primeiros meses, até que o negócio atinja o seu ponto de equilíbrio financeiro. O Capital de Giro funciona como uma quantia imobilizada no caixa da empresa para suportar as oscilações de caixa, evitando empréstimos em instituições financeiras, onde os juros altíssimos engolirão os seus resultados financeiros.

O Capital de Giro é regulado pelos prazos que serão praticados, que são os prazos médios recebidos de fornecedores (PMF); prazos médios de estocagem (PME) e prazos médios concedidos a clientes (PMCC). Manter estoques mínimos regulados e saber o limite de prazo a conceder ao cliente pode melhorar muito a necessidade de imobilização de dinheiro em caixa.

Defina o ponto ideal para montar sua Super Troca

A localização é muito importante, deve ter boa visibilidade, em rua ou avenida de grande fluxo de carro. Procure instalar a Super Troca nas proximidades de locais onde as pessoas já procuram esse tipo de serviço. A análise do público-alvo é importante para a definição do estoque de produtos. Em bairro onde o poder aquisitivo seja maior, há tendência de maior utilização de produtos Premium. Do contrário, produtos com preços competitivos. É interessante avaliar locais onde as pessoas já procuram esse tipo de serviço, próximos a postos de gasolina, lava jato, borracharias, ou, como já foi dito, em ruas bem movimentadas da sua cidade. Faça uma pesquisa.

A definição do espaço útil é de grande importância, normalmente dividido em duas áreas; uma área de loja, para atendimento, administração, prateleiras de produtos e insumos, área de espera dos clientes, banheiro, e ao lado, a área de serviços de troca de óleo, onde deve ser definido o número total de elevadores e um espaço suficiente para os clientes estacionarem seus veículos com comodidade. Estima-se que a área útil ideal seja entre 60 m² e 120 m².

Culturalmente a maioria dos clientes são do sexo masculino, mas o mundo está mudando. No caso do público feminino, é essencial que haja um banheiro exclusivo, com instalações adequadas, e extremamente limpo.

Não se esqueça da área de descarte de OLUC (Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado), que deve ser coletado mensalmente por uma empresa credenciada pela ANP, e que irá encaminhar para uma empresa de rerrefino de OLUC.

Negocie bem o valor do aluguel, o prazo e a forma de reajuste. Este custo é essencial para a gestão do seu negócio.

Defina os Produtos Agregados

Num mercado competitivo, e num país que proporciona aos empresários um passivo fiscal e trabalhista elevado, é necessário aumentar o faturamento e a rentabilidade para cobrir os custos fixos, variáveis, e maximizar os lucros. Portanto, você deve oferecer produtos agregados. Durante a troca de óleo, você pode oferecer algumas inspeções dos principais itens do carro e pequenas manutenções.

Veja alguns exemplos de produtos e serviços que podem ser agregados ao seu negócio:

– Troca de Óleo de Motor

–  Troca de Óleo da Transmissão Manual e do Diferencial

–  Troca de Óleo da Transmissão Automática

– Troca de Óleo da Transmissão CVT

–  Fluido do Freio

– Fluido da Direção Hidráulica

– Fluido do Radiador

– Filtro de Óleo

– Filtro de Ar

– Filtro de Combustível

– Filtro do Ar Condicionado (Cabine)

– Higienização (Linha Care)

– Extintor de Incêndio

– Palhetas do Para-brisa

Defina os Fornecedores

Existem no Brasil em torno de 150 empresas de Lubrificantes registradas oficialmente na ANP, Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, e todos os óleos lubrificantes devem estar registrados neste órgão do Governo Federal, com o número do Registro impresso no rótulo do frasco do lubrificante. Do contrário, esta empresa de lubrificantes é clandestina, mas elas existem.

Cerca de 85% do volume total de lubrificantes automotivos está dentro das vendas das 10 maiores empresas, entre nacionais e multinacionais. É bom saber que, mesmo dentro das empresas oficialmente registradas na ANP, existem empresas que não respeitam a ética, e que não envasam no frasco de óleo lubrificante novo a formulação registrada na ANP, com baixa qualidade, em função da ganância do aumento nos lucros.

A Valvoline é uma empresa multinacional norte americana com mais de 150 anos, não só isto, é a mais antiga do mundo, e fornecedora do óleo de motor do primeiro veículo produzido em série no mundo, o Ford Modelo T, em 1906.

Veja abaixo o perfil de consumo de óleo de motor para veículos leves, por Natureza e especificação API. (valores estimados)

Natureza do Óleo de Motor de Veículos Leves no Brasil

– Mineral  45%

– Semissintético 32%

– Sintético 23%

Total 100%

Especificação API do Óleo de Motor de Veículos Leves no Brasil

SL 61%

SN 32%

SM 5%

SN Plus 1%

SP 1%

Total 100%

Legalize a abertura da Super Troca junto aos Órgãos Oficiais

Vivemos em um país com muita burocracia e elevada carga tributária, mas você não pode pensar em abrir uma Super Troca sem estar totalmente dentro da Lei. O primeiro passo é a contratação de um contador, pois é indispensável um profissional para lhe auxiliar no processo de legalização de forma segura.

Só depois de Super Troca estar registrada na junta comercial, ter obtido seu CNPJ e autorização da prefeitura municipal para atuar no local desejado é que seus serviços poderão ser iniciados.

Contrate os funcionários

Será necessário contratar alguns funcionários para a operação da Super Troca. Uma pessoa para cuidar do atendimento ao cliente e administração dos assuntos administrativo e financeiros, com o apoio de um software de gestão adequado. Deverá ter também profissionais trocadores de óleo, com a devida capacitação técnica.

Estes profissionais devem estar devidamente treinados para a troca de óleo lubrificantes de motores e transmissões, bem como dos diversos tipos de filtros. Existem muitos tipos de veículo, modelo e ano, que exigem que o profissional domine todos os procedimentos para realização dos serviços, bem como a correta definição da marca e tipo do óleo lubrificante.

O profissional deve estar alinhado com o seu Plano de Negócios, do ponto de vista técnico, e também comercial. Dentre os tipos de aplicação, devemos ter um cuidado especial com a troca de óleo de transmissão automática, pois neste caso é necessária uma especialização devido à complexidade técnica. Uma falha no procedimento de troca ou na aplicação do produto correto, pode lhe trazer uma grande dor de cabeça.

Nos dias de hoje, alguns clientes valorizam o serviço de leva e traz do veículo até sua Super Troca, e pode se tornar um diferencial junto à concorrência, pois certamente agradará aqueles que vivem muito atarefados.

Faça um Plano de Marketing e divulgue a sua Super Troca

O Plano de Marketing é muito importante, pois o cliente precisa saber que a sua Super Troca existe. Para atingir o seu público alvo e mostrar a cara no mercado é necessária a correta divulgação e investir em publicidade local.

Não é preciso inovar, use os meios tradicionais de divulgação que as pessoas já têm costume em sua região, com anúncio em carro de som, chamadas no rádio, anúncios em jornal e, principalmente, nas mídias sociais.

O boca a boca e parcerias com lojas de produtos automotivos e borracharias também são eficientes para o crescimento rápido do seu negócio.

Vale a pena abrir uma Super Troca de Óleo

Sim, vale a pena abrir uma Super Troca de Óleo, pois é um grande canal de vendas de lubrificantes para veículos leves e em constante crescimento.

O mais comum é abrir uma Super Troca de Óleo multimarcas, pois traz flexibilidade nas negociações e nas aplicações. Porém, existe a alternativa de abrir uma franquia associada à uma marca exclusiva, que oferece prós e contras, depende do seu perfil de empreendedor. Neste caso você absorve a força da marca, e a expertise de gestão e marketing do franqueador.

Para maximizar os resultados financeiros, é necessário oferecer produtos e serviços de extrema qualidade e fidelizar a maior quantidade possível de clientes, pois eles realizam a troca de óleo várias vezes ao ano.

Além de um bom ponto comercial em uma rua de fácil acesso e próximo a outras lojas do setor automotivo, é necessário ter um espaço mínimo de 60 m². O investimento inicial fica a partir dos 40 mil até 80 mil reais, dependendo do seu Plano de Negócio. Comparado com outros negócios na área, não é um valor alto, mas é necessário que você e seus funcionários conheçam esse segmento, e saibam o que estão oferecendo.

Um bom planejamento antes de abrir o negócio aumenta as chances de sucesso. Portanto, siga algumas estratégias e dicas mencionadas aqui. Sucesso!

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