QUAIS SÃO OS FLUIDOS E LUBRIFICANTES UTILIZADOS NO GM CHEVROLET ONIX?

O carro mais vendido no Brasil em 2019 e 2020 é o GM Chevrolet Onix. Neste veículo existem muitos pontos com lubrificantes entre óleos e graxas, e fluidos líquidos e gasosos.

Existem em torno de 70 autopeças no Onix lubrificadas com os mais diversos tipos de graxas, que não possuem período de troca ou relubrificação, pois possuem a mesma vida útil da autopeça, como em Chassi, Sistema de Coluna de Direção, Interior e Contatos Elétricos, Sistema de Embreagem, Sistema de Fechaduras, Componentes do Motor, Câmbio, Cintos de Segurança, Bancos, Rodas, Suspensão, Eixos e Cardans, Sistemas de Freio, Sistemas de Vidro e Teto Solar.    

 Fluidos e Lubrificantes recomendados pelo Manual do Proprietário GM Chevrolet Onix

Os Fluidos e Lubrificantes do Onix sujeitos à inspeção, reposição de nível e troca, são utilizados no Motor, Transmissão Mecânica e Automática, Direção Hidráulica, Fluido de Freio e de Arrefecimento, Gás do Ar Condicionado e Reservatório de Partida a Frio.

 Motor 

O Óleo Lubrificante mais importante do Onix é o para Motor de Combustão Interna Ciclo Otto. Para tanto, é necessário atender às especificações de desempenho GM, API e ILSAC.

GM – General Motors, é a especificação da montadora, no caso do Onix, Dexos 1 Gen 2, recentemente criada para padronizar de forma eficiente vários mercados globais em que participa. A 2ª Geração atende aos motores modernos a gasolina de injeção direta (GDI) e a gasolina de injeção direta com turbocompressor (TGDI), a gasolina e flex. 

API – American Petroleum Institute, Instituto Americano de Petróleo, criada em 1919, foi fundada nos USA com foco nas 3 montadoras americanas GM, Ford e Chrysler, é a mais utilizada no mundo.

ILSAC – International Lubricants Standardization and Approval Committee, Comitê Internacional de Standardização e Aprovação de Lubrificantes, criada em 1992, em parceria com a AAMA, American Automobile Manufacturers Association, Associação de Construtores Automóveis Americanos, constituída pelas montadoras GM, Ford e Chrysler e pela JAMA, Japan Automobile Manufacturers Association, Associação de Construtores Automóveis Japoneses, constituída pelas montadoras Toyota, Honda, Mitsubishi, Nissan, Mazda, Daihatsu, Subaru e Suzuki, e também Hyundai, KIA, JAC, Chery, Great Wall e Geely. 

A ILSAC está intimamente ligada à API, porém, com maior rigor na economia de combustível, Fuel Economy, ou FE.

API SN e ILSAC GF-5 – Possui maior proteção contra formação de depósitos em alta temperatura nos pistões, controle de borra mais rigoroso e compatibilidade com vedações, melhor economia de combustível, proteção do turbocompressor, compatibilidade do sistema de controle de emissões e proteção de motores operando com combustíveis que contenham etanol até o E85, corresponde ao ILSAC GF-5 com Energy Conserving (conservação de energia), para motores automotivos movidos a gasolina até 2018.

SAE – Society of Automotive Engineers, Sociedade dos Engenheiros Automotivos, define a viscosidade dos óleos automotivos. A letra “W” para a partida a frio, e sem o “W” para temperatura de funcionamento. A SAE J-300 é específica para Motor.

Óleo do Motor

  • Combustível:   Flex ou Gasolina
  • Natureza: Sintético

Especificação de Desempenho

  • GM: Dexos 1 Gen 2
  • API: SN
  • ILSAC: GF-5

Especificação de Viscosidade SAE J-300

  • Turbo: 5W-30
  • Natural Aspirado: 0W-20

Período de Troca

  • Condições Normais: 10.000 km ou 12 meses**
  • Condições Severas: * 5.000 km ou 6 meses**

* Condições Severas: quando predominantemente, o veículo roda em distâncias médias diárias menores de 20 Km, pega tráfego do tipo anda e para, carrega muito peso e/ou transita em estradas esburacadas ou de terra.

** O que ocorrer primeiro

Utilize o óleo Valvoline Advanced 5W-30 em seu veículo GM Chevrolet Onix Manual ou Automático.

Transmissão Manual

O Óleo Lubrificante do Onix para Transmissão Manual é utilizado em um sistema de engrenagens com alavanca que permite ao condutor trocá-las manualmente, escolhendo a marcha mais apropriada para o deslocamento do veículo.

API GL-5: É especificação API para Transmissão Manual. GL significa Gear Lubricant, Lubrificante para Engrenagem, e o número “5” significa, desenvolvido para engrenagem hipóide e outras engrenagens operam sob condições moderadas a severas, com alta ou baixa velocidade e alto torque. Recomendado pela maioria das montadoras, com taxa de tratamento (aditivação) elevada.

SAE: A SAE J-306 define a viscosidade dos óleos para Transmissão Manual.

Transmissão Manual

  • Engrenagem: Helicoidal
  • Natureza: Sintético

Especificação de Desempenho

  • API:      GL-5

Especificação de Viscosidade SAE J-306

  • Cor:     Vermelha

Utilize o óleo Valvoline Synpower 75W-90 em seu veículo GM Chevrolet Onix Manual.

Transmissão Automática

O Óleo Lubrificante do Onix para Transmissão Automática é utilizado no sistema de acoplamento e desacoplamento do motor através do conversor de torque, que utiliza a força hidráulica para fazer o acoplamento fluído, dispensando o pedal da embreagem. 

Transmissão Automática 

Especificação de Desempenho

  • GM: Dexron VI

Outras Especificações

  • Viscosidade a 40°C: 30,6 cSt
  • Cor: Vermelha

Utilize o óleo Valvoline ATF Dexron-VI em seu veículo GM Chevrolet Onix Automático.

Direção Hidráulica

O Óleo Lubrificante do Onix para Direção Hidráulica é o mesmo da Transmissão Automática. Uma bomba impulsionada pelo motor circula óleo dentro da caixa de direção, que lubrifica e deixa a direção mais leve. A principal função deste mecanismo é reduzir o esforço do condutor quando manobra o volante, especialmente em velocidades baixas e ao estacionar.

Direção Hidráulica 

Especificação de Desempenho

  • GM: Dexron VI

Outras Especificações

  • Viscosidade a 40°C: 30,6 cSt
  • Cor: Vermelha

Fluido de Freio

O Fluído de Freio do Onix serve para absorver calor e manter a transmissão de pressão, manter um ponto de ebulição mínimo para transmitir a pressão mesmo absorvendo umidade, ser compatível com as borrachas, lubrificar o sistema e proteger contra a corrosão.

Fluido de Freio

Especificação de Desempenho

  • DOT: 4 LV
  • GM: W3356
  • ISO 4925: Classe 6
  • ABNT NBR 9292: Tipo 4 LV

Fluido de Arrefecimento

O Fluído de Arrefecimento do Onix, também conhecido como Fluido de Radiador, tem eficiente capacidade de troca térmica, protege contra congelamento e ebulição, é compatível com os materiais do sistema de arrefecimento, e protege contra a corrosão a fim de evitar ferrugem no sistema.

Fluido de Arrefecimento 

  • AditivoLonga Vida (Long Life) e Água Potável

Composição

  • Aditivo: 35%  Etileno ou Glicerina
  • Água Potável: 65%

Especificações

  • Tecnologia:  OAT- Organic Acid Technology
  • GM: GM6277M
  • Cor: Laranja

Utilize o Coolant Valvoline Long Life ou Advanced OEM em seu veículo GM Chevrolet Onix Manual ou Automático.

Ar Condicionado

Utiliza-se um Gás chamado R134a, que refrigera o Ar do habitáculo do veículo. Sua eficiência é verificada nas inspeções de manutenção programada, e se necessário, é dada uma nova carga de Gás.

Reservatório de Partida a Frio Gasolina

Utiliza-se combustível, Gasolina Aditivada é o mais indicado. 

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