QUAL A DIFERENÇA ENTRE ÓLEO SINTÉTICO E ÓLEO CONVENCIONAL?

valv-0941-afs-article-image-4

Quando se trata de determinados produtos em nossa vida cotidiana, a palavra “sintético” pode parecer uma alternativa indesejável à versão natural. Mas não se deixe enganar – este não é o caso do óleo de motor.

Os motores continuam a evoluir, resultando em novos requisitos no tipo de óleo que seu motor precisa. E existem diferenças. Abaixo, os especialistas da Valvoline descrevem as principais diferenças entre os óleos convencionais e os sintéticos.

Eis o que você precisa saber:

Os óleos sintéticos e convencionais oferecem a mesma proteção?

Existem algumas razões pelas quais os óleos sintéticos premium custam alguns dólares a mais do que uma mistura convencional. Primeiro, os óleos sintéticos contêm óleos de base de alta qualidade que são processados de forma mais extensiva e oferecem melhor desempenho de linha de base. Segundo, a maioria dos óleos sintéticos contém uma melhor mistura de aditivos em comparação com os óleos convencionais, melhorando ainda mais o desempenho. Como resultado, você obtém uma proteção superior contra o desgaste de um óleo sintético.

Qual a diferença entre os óleos sintéticos e as formulações convencionais?

Para os iniciantes, os óleos sintéticos apresentam apenas óleos base da mais alta qualidade, oferecendo melhor proteção geral em comparação aos óleos convencionais.  A maioria dos óleos sintéticos contém uma mistura de diferentes óleos de base para otimizar o desempenho. Os óleos sintéticos oferecem desempenho melhor do que os óleos convencionais, por meio de agentes anti-espuma, agentes desmulsificantes, inibidores de corrosão e antioxidantes. Um óleo sintético personalizado para motores específicos difere muito de um óleo convencional.

screen shot 2019-11-14 at 3.51.51 pm

Qual óleo possui melhor desempenho em altas e baixas temperaturas?

Além de uma proteção mais forte contra o desgaste do motor, os óleos sintéticos contêm um índice de viscosidade mais alto, o que significa que são mais resistentes a altas temperaturas no verão. Esse alto índice de viscosidade também permite que o óleo sintético flua melhor em temperaturas frias, para que você fique coberto em ambos os extremos climáticos.

Qual óleo fará meu motor durar mais tempo?

Após adicionar os benefícios individuais da utilização de um óleo sintético, não será uma surpresa saber que os óleos sintéticos podem contribuir para uma vida útil mais longa do motor. Os óleos sintéticos são mais resistentes à ruptura, o que significa que durarão mais tempo no seu motor, mantendo-o em melhor forma. Eles também mantêm suas propriedades lubrificantes por mais tempo que os óleos convencionais, o que pode resultar em economia de combustível aprimorada.

screen shot 2019-11-14 at 3.51.59 pm

É correto mudar do óleo convencional para o óleo sintético?

Existe um mito de que a troca de tipos de óleo durante o ciclo de vida do seu motor pode resultar em desgaste do motor, como vazamentos e outros danos, principalmente se você utilizar um modelo mais antigo. Mas a verdade é que você pode mudar do convencional para o sintético sem consequências.

Porém, não se esqueça: apenas porque o óleo sintético geralmente se mantém melhor e pode durar mais que o óleo convencional, não tome isso como um convite para se descuidar quanto à troca de óleo. Sempre consulte o manual do proprietário e troque o óleo dentro do prazo estipulado, em geral a cada 6 a 12 meses.

Clique aqui para conhecer a linha completa de óleos lubrificantes Valvoline Brasil.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira Outros Artigos

Confira

Você sabe como funcionam os sensores de temperatura do seu carro?

Manter a boa temperatura do motor e outros componentes mecânicos é primordial para evitar gastos…