SAIBA QUAL A IMPORTÂNCIA DE TROCAR O FILTRO DE AR DO SEU CARRO

O seu carro possui vários tipos de filtros, de Óleo Lubrificante, de Combustível, de Ar Condicionado, de Partículas do Escapamento, e de Ar do Motor. A função de um filtro é sempre a mesma: reter as partículas sólidas, evitando que danifiquem o desempenho do veículo, ou que prejudicam a qualidade do ar inalado dentro do habitáculo. Conforme um filtro retém as partículas, vai saturando, e perdendo a sua eficiência. Portanto, preste atenção à recomendação do tempo de troca do Manual do Proprietário do carro, e faça também as revisões periódicas.

                              O que é um Filtro de Ar?

O Filtro de Ar tem a função de impedir a entrada de partículas sólidas (poeira suspensa no ar) no sistema do motor durante a captação do oxigênio necessário para a combustão. Estima-se entre no motor ligado sugue cerca de 3.500 litros de ar por minuto. Sem o Filtro de Ar antes do motor, todas as partículas de poeiras e outros detritos penetrarão na câmara de combustão, trazendo sérios problemas ao motor do veículo.

 Portanto, o Filtro de Ar do seu carro tem a função de preservar a vida útil do motor. Além de evitar o acúmulo de sujeira no sistema de injeção, garante a segurança e o melhor funcionamento do motor. Conforme o filtro de ar cumpre com sua função de reter as partículas com grande eficiência, vai aumentando a sua saturação, perdendo a capacidade de retenção, e obstruindo a quantidade de oxigênio para o motor, o que também é prejudicial.

 Duas consequências deste problema, é o aumento do consumo de combustível, e o aumento da emissão de gases poluentes. Com a menor entrada de oxigênio, o motor realiza uma mistura inadequada de ar combustível, adicionando maior quantidade de combustível na câmara de combustão, e fazendo com que a queima do combustível seja ineficiente, emitindo maior quantidade gases com partículas sólidas. 

 Além disso, se o Filtro de Ar não executar bem a sua função, permitirá a entrada das partículas de pó no motor, desgastando as peças móveis prematuramente, como pistões, anéis e cilindros, trazendo gastos  elevados de manutenção.

Quando trocar o Filtro de Ar do Motor?

O Filtro de Ar do Motor deve ser trocado quando estiver saturado de partículas sólidas, ou se preferir, impregnado de sujeira, pois neste momento o filtro retém pouca sujeira e envia menos quantidade de ar para o coletor do motor. Haverá perda de desempenho do motor, maior consumo do óleo lubrificante, maior consumo de combustível e maior poluição do meio ambiente. 

A melhor forma de decidir o período de troca correto é seguir as orientações do Manual do Proprietário, elaborado pela montadora. O mais comum é a recomendação da troca do Filtro de Ar por período, a cada 6 meses. Outra forma de troca é pela quilometragem, onde normalmente, em vias urbanas, é realizada a cada 10 mil quilômetros, e em vias rurais, onde existem estradas de terra e o ambiente de contaminação por pó é muito mais agressivo, reduz-se pela metade, a cada 5 mil quilômetros rodados do veículo. Contudo, é bom lembrar que isto varia de carro para carro, de acordo com o uso e outras variáveis. 

A manutenção preventiva é muito importante para que se faça uma checagem na condição do Filtro de Ar. É comum aproveitar a troca de óleo de motor para este tipo de verificação. Lembre-se que esta atitude trará menos prejuízo para o seu bolso.

Como verificar o Filtro de Ar do Motor?

Você pode verificar se seu Filtro de Ar está desgastado. Retire o filtro do carro e coloque-o contra a luz, e verifique se há danos visíveis. Se a condição visual de desgaste e de contaminação estiver aceitável, não há exigência de troca abaixo do período recomendado.

Visualmente é possível verificar a área de captação de sujeira, quando está preta e nitidamente saturada, é sinal de que fluxo de ar do motor está sendo obstruído. Com estes cuidados, você conseguirá garantir a durabilidade do seu veículo e mais segurança na estrada.

O que é um Filtro de Ar da Cabine?

Como já foi mencionado, existem inúmeros filtros em um veículo. Até o momento falamos sobre o Filtro de Ar do Motor, que não devemos confundir como o Filtro de Ar da Cabine, ou Habitáculo.

 O Filtro de Ar da Cabine é muito importante para o veículo, pois realiza a filtragem dos poluentes para que não entrem na cabine do automóvel, garantindo o conforto e saúde para o motorista e passageiros. Apesar de ser um pouco difícil de acessar, não devemos esquecer que ele existe, pois é um descuido muito grande com o bem estar das pessoas. O Filtro de Ar Condicionado deve receber uma manutenção constante para que o carro tenha um bom desempenho. 

A manutenção ou troca garante a sua função de manter o ar limpo dentro da cabine, o elemento filtrante filtra a entrada de mofo, poeira, folhas, ácaros e outros poluentes. Desta forma, o filtro de ar garante a melhor qualidade interna do ar e ajuda a gerar maior conforto a quem sofre de alergias. Outra função do filtro de ar é poupar um sistema muito prezado pelo motorista e pelos passageiros: o ar condicionado.

Quais as consequências de uma Manutenção inadequada?

Recomenda-se a manutenção do filtro, para preservar o ar condicionado do veículo. Quando passa ar sujo demais, o sistema trabalha de forma mais intensa podendo levar o motor a queimar. Esta força a mais para o ar operar também acarreta em maior consumo de combustível. Ou seja, você pode ter muitos prejuízos financeiros se não fizer a troca regular do seu filtro de cabine.

Mais importante do que as perdas financeiras, é o comprometimento da sua saúde e da sua família. O maior dano do seu filtro de ar não estar funcionando corretamente é a menor qualidade do ar. Pois, se utilizamos o ar condicionado no carro é porque queremos melhor conforto térmico e respiratório. Quando sujo, o filtro impede que aconteça ambos os objetivos. Ele não resfria bem o ar nem impede a entrada de impurezas. Ter um ar mais limpo no espaço interno do seu carro é sinônimo de qualidade da viagem. Para isso, faça uma revisão periódica do seu sistema de ar e não se esqueça do filtro. 

Quando trocar o Filtro de Ar Condicionado?

A maioria das montadoras recomenda a troca do Filtro de Ar Condicionado a cada 20 mil quilômetros a 40 mil quilômetros rodados. Alguns profissionais recomendam trocar uma vez ao ano, mesmo se a marca descrita não for atingida. Mesmo assim, a melhor prática é seguir o Manual do Proprietário, onde existe esta orientação. Assim, podemos evitar de forma mais eficaz os danos e gastos decorrentes da inoperação do seu Filtro de Ar.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira Outros Artigos

Confira

Você sabe como funcionam os sensores de temperatura do seu carro?

Manter a boa temperatura do motor e outros componentes mecânicos é primordial para evitar gastos…